quarta-feira, 27 de maio de 2009

Trabalho: Prova de Culturas Africanas

Questões

1. Texto “uma chave para natureza humana: o símbolo” (cassier) Identificar a idéia central de cada parágrafo.
1-Cada organismo tem um mundo propriamente seu porque tem uma experiência propriamente sua. Os fenômenos que encontramos na vida de certa espécie biológica não são transferíveis para qualquer outra espécie.
2-Se conhecermos a estrutura anatômica de uma espécie animal possuímos todos os dados necessários para reconstruir o seu especial modo de experiência.
3-O fato de o homem descobrir um novo método de adaptação ao seu meio, através de um meio simbólico faz essa diferença da vida humana.
4-A rede simbólica, ou seja, de possibilidades que emaranham o leque das possibilidades da experiência humana.
5-Devemos definir o homem como um animal simbólico, para podermos designar a sua diferença específica e podermos entender o novo caminho aberto ao homem- caminho da civilização.

2. Texto da tortura nas sociedades Primitivas (Clastres)-Identificar as Idéias centrais por parágrafo.

1- Se conhecendo uma não se pode mais esquecer a outra.
2- É a própria pessoa que se transforma em máquina de escrever a lei.
3-O corpo é o espaço propicio a conter o sinal de um tempo, o traço de uma passagem.
4-A tortura é a essência do rito de iniciação, visa avaliar a capacidade do individuo.
5-A tortura marca na memória um pertencimento social.
6-As memórias de convivência social ditam a lei a ser seguida.

3- Conceitos

Culturas- O complexo de padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc. transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade.

Civilização - O conjunto dos aspectos da vida material e cultural de grupo social em qualquer estágio de seu desenvolvimento.

4-Anexar o suplemento do livro “porque estudar historia”?
1.
a) Porque segundo ele hoje os jovens vivem em um presente continuo, não percebendo o passado, por isso a função dos historiadores é mais difícil que nunca, por que além de reconstruírem o passado tem a responsabilidade de fazer com que se perceba este elo entre o presente e o passado.
b) É permitir a compreensão da vida em sociedade e dos homens que a integram e a transformam.

2. Uma relação muito próxima com o trabalho do historiador, porque a historia pode ser analisada de diversos ângulos diferentes, neste caso o cineasta usou a visão histórica americana, mas mostrou a visão japonesa, existe uma certa ou errada?Não, cabe ao historiador juízos de valor, apenas o comprometimento com a veracidade. A história é contada através da visão de mundo do historiador, por isso essa diferença na historia japonesa e na americana.

3. a) relato oral
b) fonte material
c) fonte imagética
d) fonte imaterial
e) fonte escrita

4. Por que para os índios aquela cachoeira significava o lugar de origem de seu povo, com uma significância imaterial que não podia ser desprezada.

5. A diferença está em quem está analisando o fato no trecho 1 é a visão paraguaia do acontecimento e no trecho 2 a visão brasileira do fato, para os paraguaios Solano López é um herói, para os brasileiros era uma ameaça a ser destruída.

6. Era de interesse do governo que as criticas fossem caladas, para que não se gerassem protestos.
7. a) modo de se vestir indígena, artefatos da cultura indígena, da cultura européia à imagem de família, a imagem do homem na frente, veio da cultura européia, mostra uma visão do que os europeus consideravam ser os índios.
b)
Ei!O que é isso na boca dele?
Um botoque
Significa que quem usa tem muita coragem!
Ah! É um símbolo, né?
Isso, mesmo!
8. Letra C
9. Verdadeiro
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Falso
10. O homem muitas vezes não tem a consciência que está fazendo historia participando deste ou daquele evento, só haverá consciência de que aquele fato gerou transformações quando analisado por gerações futuras.

5. Texto Instituição Religiosas: Identificar Idéia principal por subsidio. Explicar cada teoria que tenta mostrar a origem de cada religião. Sintetizar as seis religiões.
a) A religião é a instituição que nos liga ao meio sobrenatural e fé é a crença metafísica que faz esse elo com o sobrenatural.
b) Teoria do medo - o inicio das crenças religiosas se deu a partir do medo das forças da natureza e do sobrenatural.
Teoria aminatista – Acreditam numa espécie de fluido que é capaz de penetrar nos objetos vegetais, animais e pessoas, conferindo-lhes capacidades e propriedades superiores.
Teoria totemismo – É a crença na descendência sagrada de animais e vegetais.
Teoria Sociológica – A gênese da religião se basearia no êxtase gerado através da dança e da música.
Teoria do elemento aleatório- A teoria que acredita que a religião surgiu da sorte ou do azar, provida de ações para com um ser sobrenatural para obtenção dela.
c) O sagrado é a obediência as regras religiosas e o profano é tudo que banaliza a religião.
d) A crença é o aspecto cognitivo da religião que explica as coisas sagradas, e o ritual é a parte ativa da crença
e) Magia são as práticas que visam obtenção de “lucros” individuais. Diferente da religião que busca primeiro a crença religiosa e o coletivo.
f) hinduísmo-difundido na índia, principais símbolos Vishnu, Shiva,Brama,tem crença na reencarnação, no carma e na samsara, seu código é o dharma.
Budismo – surge na Índia tem como símbolo Buda, sua principal idéia é alcançar o nirvana.
Confucionismo - difundido na china passava uma idéia de culto aos ancestrais
Judaísmo: surgiu em Israel, crença em um Deus único Jeová, acredita na vida após a morte e acredita que a salvação virá com a vinda do messias, seu livro sagrado é o Pentateuco com crença no decálogo.
Cristianismo: Surge em Israel com Jesus Cristo, acredita em um Deus único (Pai, Filho, Espírito Santo), na salvação através do sacrifício de Jesus, seu livro sagrado é a bíblia.
Islamismo: Surge na Arábia fundada por Maomé, acredita em Alá como Deus único, acredita na missão dos profetas na existência de anjos, no juízo final e ressurreição dos mortos.

6. Pesquisa: Caracterizar as diferenças culturais do homem nos períodos paleolítico e neolítico, caracterizando “revolução” Neolítica.
O homem vivia da caça e da coleta, era nômade, viviam em cooperação social, usava instrumentos de pedra lascada e controlava o fogo, acreditava que pintando nas paredes os animais que iriam caçar, teriam sucesso com isso, no paleolítico, já no neolítico com a revolução agropastoril, o homem passou a cultivar e domesticar animais virou sedentário, aperfeiçoou os instrumentos de pedra, desenvolveu a cerâmica, tecelagem e a vida espiritual.
7. Explique e critique os termos pré-história e sociedades ágrafas.
Os termos pré-história e sociedades ágrafas dizem respeito ao fato de considerar a historia tendo inicio com o surgimento da escrita, porém discordo dessa nomenclatura tendo em vista que esse povo tem historia, e afinal o homem é um ser histórico desde seu surgimento.
8. Caracterize a lei 10.639 e dê a sua opinião sobre ela.
A lei 10.639 institui a historia da África no currículo do ensino no Brasil, acho uma medida importante, devemos realmente conhecer nossas raízes sim, mas porque não instituir a historia indígena também?Afinal não somos a mistura dessas três etnias brancos, índios e negros, se o objetivo é conhecer nossas origens, que conheçamos todas.
9. Identifique as principais questões levantadas no relatório SIMPRO sobre a lei.
O relatório levanta ás questões de relações étnico-raciais, á valorização da cultura afro-brasileira, à importância de medidas para ressarcir os descendentes de africanos, a importância da reeducação das relações entre negros e brancos, importância de desfazer a mentalidade racista que impreguina nossa sociedade.






Bibliografia: Ferreira, Aurélio. Mini Aurélio.4°edição.Rio de Janeiro:editora Nova Frontera,2001.p.197 (conceito de cultura)

Ferreira, Aurélio. Mini Aurélio.4°edição.Rio de Janeiro:editora Nova Frontera,2001.p.157(conceito de civilização)

Boschi Caio César. Por que estudar história?.1°edição. São Paulo:editora Ática,2007.(questão 4)

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